quinta-feira, 23 de junho de 2011

Meningococos


Causas: É uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus ou por bactéria, a qual é a mais comum. 

Sintomas: A doença meningocócica evolui em três etapas: nasofaríngea, septicêmica ou meningococcêmica e meningítica. A fase nasofaríngea é normalmente pouco sintomática mas é o ponto de partida para as formas evolutivas da doença. Os sinais gerais são: febre, mal-estar, falta de apetite, náuseas e vômitos. A fase septicêmica ou miningococcêmica caracteriza-se pelo aparecimento de febre, calafrios, dores musculares e toxemia. Geralmente, aparecem lesões cutâneas purpúricas.
O último estágio evolutivo da infecção é a meningite meningocócica, em que ocorre inflamação das meninges, com fortes dores de cabeça, dores no pescoço e nas costas, rigidez na nuca, confusão mental, etc. o corpo assume posturas de defesa contra a dor, para evitar o estiramento doloroso dos nervos que saem da medula espinhal. 

Prevenção: Existem vacinas contra a meningite, mas, como apresentam algum tipo de problema, nenhuma delas é amplamente utilizada.Todas protegem apenas contra o meningococo do tipo B e não são eficientes em crianças com menos de quatro anos, justamente as que mais necessitam. 
Então, o melhor jeito de previr é a utilização de pratos, talheres e copos bem lavados; dar preferência a utensílios descartáveis; evitar ambientes abafados onde há aglomerações de pessoas; isolamento dos doentes em hospitais especializados. 

Tratamento: O tratamento, muito demorado pela dificuldade de se fazerem os antibióticos atingirem as meninges, é feito com penicilina, tetraciclina e cloronfenicol.

3 comentários:

  1. T-Shirt - T-Shirt - T-Shirt - T-Shirt.com
    T-Shirt by titanium dioxide formula T-Shirt seiko titanium watch | T-Shirt.com. titanium septum jewelry T-Shirt · T-Shirt.com. T-Shirt.com. T-Shirt.com. T-Shirt.com. T-Shirt.com. titanium trim hair cutter reviews T-Shirt.com. T-Shirt.com. T-Shirt.com. T-Shirt.com. T-Shirt.com. T-Shirt.com. titanium gr 2

    ResponderExcluir