quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vacina tríplice bacteriana (DTP)

A vacina tríplice (DTP) é utilizada como prevenção da difteria, tétano e coqueluche. Ela é constituída de antígenos protetores contra a difteria, a coqueluche e o tétano.
A vacinação básica consiste na aplicação de três doses, a partir dos dois meses de idade, com intervalos de dois meses entre as doses. O primeiro reforço deve ser aplicado 12 meses após a última dose da vacinação básica e o segundo reforço após 18 meses do primeiro reforço.

Difteria
Causas: Provocada pela bactéria Corynebacterium diphteriae.

Sintomas: Náuseas, vômitos, dor de garganta, dificuldade para engolir, calafrio, tosse, fadiga, febre alta, inchaço nos gânglios linfáticos e pressão baixa.

Tratamento: É feito com medicamentos anti-toxinas e bactericidas.


Tétano
Causas: provocada pela exotoxina liberada pela bactéria Clostridium tetani.

Sintomas: Espasmos musculares, convulsão, asfixia, rigidez no abdome, pescoço, costas, suor excessivo, febre e taquicardia.

Tratamento: Consiste em introduzir no organismo antibióticos, relaxantes musculares, sedativos (para não induzir espasmos musculares) e aplicação do soro anti-tetânico.


Coqueluche
Causas: Provocada pelas bactérias Bordetella pertussis e Bordetella parapertussis que ao entrar no organismo permanece incubada até 14 dias.

Sintomas: Inflamação dos brônquios, febre baixa, tosse seca, coriza, espirros, vômito, sudorese, expectoração e posteriormente com a agravação da doença manifesta perda de consciência, convulsão, pneumonia, encefalite, lesões cerebrais, óbito.

Tratamento:  Utilização de antibióticos para combater as bactérias.

Prevenção das doenças: Através da vacina tríplice dada a bebês a partir do segundo mês de vida. Também pode adquirir imunidade quando os anticorpos maternos são inseridos no organismo do bebê pela placenta.
A vacina DTP (até o primeiro reforço) é considerada 70% a 90% efetiva na prevenção da coqueluche, acima de 95% para difteria e próximo a 100% para o tétano.
 
http://www.vacinas.org.br/
http://www.mundoeducacao.com.br/doencas/difteria.htm
http://www.mundoeducacao.com.br/doencas/tetano.htm
http://www.mundoeducacao.com.br/doencas/coqueluche.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário