quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pneumococos

Bactéria Streptococcus pneumoniae

Ela é indicada como agente imunizante contra infecções pneumocócicas causadas por qualquer dos 23 sorotipos de Streptococus pneumoniaeincluídos na vacina, os quais são responsáveis por cerca de 80 a 90% das doenças pneumocócicas graves, tais como pneumonias, meningites, bacteremias e septicemias.

É aplicada pela via intramuscular ou subcutânea, em dose única de 0,5 ml. Indicada para crianças acima dos dois anos de idade pertencentes aos grupos de risco de contrair infecção pneumocócica. São eles: doentes com anemia falciforme, asplenia anatômica ou funcional, esplenectomizados, síndrome nefrótica e doença de Hodgkin. Em adultos é indicada nas seguintes situações: doença cardiopulmonar crônica, doença renal ou hepática e mesmo nos indivíduos sadios acima de 65 anos. Nos doentes que irão se submeter a esplenectomia eletiva, a vacina deve ser administrada 14 dias antes da cirurgia.

São bacterias que são transmitidas facilmente de pessoa para pessoa por meio de espirros, objetos infectados, etc, sendo as causadoras da pneumonia. 

As reações são discretas, do tipo eritema e dor local. Febre, mialgia e reações locais graves ocorrem em menos de 1% dos adultos vacinados.

As doenças que a vacina pode prevenir são: Pneumonia, meningite, septicémia, sinusite, otite media, osteomielite, úlcera corneal, artrite séptica, endocardite, abcessos cerebrais e celulite.

Pneumonia
Transmissão: inalação de ar contaminado pela bactéria Streptococcus pneumoniae ou Diplocaccus pneumoniae.
Característica da infecção: infecção pulmonar.
Medidas Profiláticas: tratamento dos doentes e evitar contato com elas na fase de manifestação da doença.

A imagem acima mostra alvéolos normais, e alvéolos com pneumococos.

Fontes:
LOPES, Sônia. Biologia- volume único/ 1ª edição. São Paulo: Saraiva, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário