domingo, 5 de junho de 2011

Antitetânica

Está indicada para indivíduos com idade acima de sete anos. Essa vacina possui eficácia de 100% na prevenção da doença.

Causas: Qualquer objeto que perfure ou lese a pele pode inocular o Clostridium tetani, inclusive mordidas de animais, queimaduras, uso de drogas endovenosas e lesão por arma de fogo.

Sintomas: Opistótono, em que é uma violenta contração dos músculos do pescoço e tronco, levando o paciente a uma posição arqueada. Outro quadro característico é o trismo, uma contração dos músculos maxilares, impedindo o paciente de abrir a boca e levando ao chamado riso sardônico (foto)

Prevenção: A imunização básica consiste na aplicação de três doses, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda; a terceira dose seis a doze meses após a segunda.

Tratamento: O tratamento do tétano, necessariamente, é feito com o doente internado em hospital para administração de imunoglobulina ou, quando não disponivel, soro antitetânico, além de antibiótico venoso e limpeza cirúrgica do ferimento. Como a doença não produz imunidade, o doente deve também receber o esquema vacinal completo contra o tétano. Em geral são utilizados miorrelaxantes potentes, incluindo, eventualmente, o curare, aplicados por via venosa. Pode ser necessário o emprego de próteses respiratórias (“respiradores”). Os doentes devem ser mantidos sob vigilância constante, de preferência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário