terça-feira, 7 de junho de 2011

A origem da vacina

Vacina: palavra de origem latina, que veio de vacca.
Segundo relatos históricos, a primeira vacina teria sido descoberta pelo médico inglês Edward Jenner, em 1796. Era uma vacina contra a varíola (doença que provoca erupções na pele e deixa cicatrizes).
Naquele período, os surtos de varíola eram comuns em várias partes do mundo, inclusive na Inglaterra, matando quase 30% das pessoas infectadas.
Edward Jenner observou que as pessoas infectadas com a varíola bovina (cowpox) não contraíam a varíola comum (smallpox) estudando o caso por vários anos.
Ao observar que pessoas que ordenhavam vacas não contraíam a varíola, desde que tivessem adquirido a forma animal da doença, Jenner extraiu o pus da mão de uma ordenhadora que havia contraído a varíola bovina e o inoculou em um menino saudável, James Phipps, de oito anos, em 04 de maio de 1796. O menino contraiu a doença de forma branda e logo ficou curado. Em 1º de julho, Jenner inoculou no mesmo menino líquido extraído de uma pústula de varíola humana. James não contraiu a doença, o que significava que estava imune à varíola. Estava assim, descoberta a primeira vacina.
A comunidade médica ficou indiferente, porém dois anos depois Jenner divulgou os resultados de sua pesquisa em um livro e finalmente conseguiu reconhecimento no meio científico. Posteriormente, a vacina difundiu-se pela Europa e depois pelo mundo. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário