segunda-feira, 6 de junho de 2011

Vacina Tríplice Viral



Como apresenta no próprio nome, a Tríplice Viral protege a criança de três doenças: Sarampo, Rubéola e Caxumba. É aplicada através de injeção em dose única aos 12 meses de idade e um reforço entre os quatro e seis anos de vida ou nas campanhas de segmento. Não é necessária a aplicação de mais de duas doses.

As doenças:

Sarampo

Causa: Um vírus e ainda é uma das causas mais freqüentes de morte em crianças no mundo.
Transmissão: É uma doença transmissível de pessoa para pessoa através das secreções do espirro, fala e tosse, principalmente em ambientes fechados. A transmissão acontece quatro dias antes da aparição das manchas avermelhadas pelo corpo e até quatro dias depois.
Os sintomas aparecem depois de dez dias da infecção: febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo.
Tratamento: Vacinação.

Rubéola
Transmissão: A transmissão ocorre através das secreções da fala, tosse e espirro de uma pessoa contaminada. O período de transmissão é de uma semana antes até cinco ou sete dias após o aparecimento das manchas avermelhadas no corpo.
Sintomas: Na metade dos casos os sintomas podem não aparecer. Os sintomas mais comuns são febre baixa, aumento de gânglios no pescoço, manchas avermelhadas na pele, começando pelo rosto, passando pelo tronco e membros, chegando aos pés. É uma doença mais comum em crianças e aparece como se fossem picadas de mosquito na pele. Caso o vírus da rubéola infecte gestantes, principalmente no primeiro trimestre da gestação, pode causar aborto, morte do feto, parto prematuro e mal-formações congênitas.
Tratamento: Não há tratamento específico para a rubéola, somente para amenizar seus sintomas. Uma medida profilática é a vacinação.

Caxumba
Transmissão: A caxumba é uma doença transmissível de pessoa para pessoa através das secreções da fala, tosse e espirro de pessoas infectadas.
Sintomas: Às vezes é assintomática ou apresenta sintomas leves como febre e aumento das glândulas salivares. Se a doença agravar, pode ocorrer o comprometimento do o sistema nervoso central (meningoencefalite) e testículos (orqui-epididimite) e, em casos muito graves, resulta em surdez e esterilidade.
Profilaxia: Vacinação.

Cobertura Vacinal de rotina com tríplice viral na faixa de 1 ano -  Fortaleza - Ceará 2000 a 2005

Fontes:
LOPES, Sônia. Biologia- volume único/ 1ª edição. São Paulo: Saraiva, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário