domingo, 12 de junho de 2011

BCG (Bacilo de Calmette-Guérin)


A vacina BCG é utilizada na prevenção da tuberculose e da hanseníase e deve ser administrada em todos os recém-nascidos. Após aplicação da vacina é esperado o aparecimento de um “pequeno caroço" avermelhado no local da aplicação em 2 a 6 semanas. Esta marca pode atingir até 3 mm ao final da sexta semana e, a partir daí, regredir até desaparecer, deixando uma pequena cicatriz.
Tuberculose:
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um microrganismo chamado “bacilo de Koch” (BK), conhecido também pelo seu nome científico de Mycobacterium tuberculosis.. Apesar de atingir principalmente os pulmões, pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Sintomas: Tosse seca e contínua,  febre baixa, suores noturnos, perda de apetite, fraqueza, cansaço e perda de peso; em casos mais graves os sintomas evoluem para dificuldade para respirar, dor no peito e tosse com eliminação de sague.


Tratamento: É feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema de saúde, através de seus postos municipais de atendimento. 

Prevenção: A utilização da vacina BCG.








OBS: BCG confere cerca de 50% de proteção para todas as formas de tuberculose

Hanseníase:
É causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Não é, portanto, hereditária.

Sintomas: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular.



Tratamento: A hanseníase tem cura e seu tratamento é realizado através de medicamentos via oral. Esta doença é tratada nas unidades de saúde e seu tratamento é gratuito.

Prevenção: A vacina BCG, que faz parte do calendário de vacinação infantil, ajuda a prevenir a hanseníase. Além disso, outra maneira de prevenir a Hanseníase é tratar rapidamente as pessoas doentes, evitando a transmissão para outras pessoas da família.




Um comentário:

  1. Ei Tony! Obrigado por essa paz de informação que você compartilhou sobre o Dr. Iyabiye sobre a cura da hepatite, ele é de fato uma bênção, entrei em contato com ele e me curei depois de aplicar seu tratamento. Ele me enviou o medicamento através do serviço de correio DHL foi fácil para mim e eu tomei o remédio por 4 semanas e fui para o hospital depois para um teste e foi negativo. Eu vim até aqui para lhe dizer que você está certo sobre a medicação dele, está tudo bem comigo agora. Muito obrigado. Apenas no caso de alguém lá fora, que vai gostar de alcançá-lo, aqui está o seu contato: iyabiyehealinghome@gmail.com Call / Whatsapp: +2348072229413

    ResponderExcluir